DOIS SERVIDORES DO IBGE MORREM CARBONIZADOS EM INCÊNDIO FLORESTAL NO DISTRITO FEDERAL
Dois servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) morreram carbonizados em um incêndio florestal no Distrito Federal (DF) na tarde da última terça-feira, 29 de julho.
As vítimas, identificadas como Valmir de Souza e Silva e Manoel José de Souza Neto, ambos de 65 anos, atuavam como brigadistas e tentavam conter as chamas próximas à Reserva Ecológica do IBGE, entre São Sebastião e Santa Maria, no Residencial Tororó.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o fogo teve início por volta das 13:00h às margens da rodovia DF-251. As vítimas usavam um caminhão-pipa para combater as chamas, mas acabaram se afastando do grupo e ficaram desaparecidas.
Às 15:30hB, os bombeiros foram informados sobre o sumiço e iniciaram as buscas. Pouco tempo depois, os corpos carbonizados foram localizados por moradores da região.
“Quando nós chegamos ao local, constatamos que eles tinham sido atingidos pelas chamas e que, realmente, não apresentavam mais sinais vitais”, afirmou o tenente Éder Silva, do CBMDF.
O local foi isolado e a ocorrência está sendo investigada pela 30ª Delegacia de Polícia. A Polícia Civil e a Polícia Militar também foram acionadas. A dinâmica do acidente ainda não foi esclarecida.
O IBGE decretou luto de três dias pela morte dos servidores, que ocupavam o cargo de técnicos em planejamento e infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, recebeu a notícia durante uma coletiva de imprensa e pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas.
O trágico caso evidencia os riscos enfrentados por profissionais que atuam diretamente no combate aos incêndios florestais, especialmente em áreas protegidas e de difícil acesso.
*Portal Trevo News






