Padilha toma posse na Saúde e cita ‘obsessão’ para reduzir espera para atendimento no SUS


O médico e deputado federal Alexandre Padilha (PT) disse nesta segunda-feira (10), ao tomar posse no cargo de ministro da Saúde, que a obsessão de sua gestão será reduzir o tempo de espera para atendimentos especializados.

“Volto com mais energia, com uma obsessão. Reduzir o tempo de espera para quem precisa de atendimento especializado no nosso país”, disse Padilha em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

O petista afirmou que irá envolver o setor privado, universidades, estados e municípios nos debates sobre a redução da espera por consultas e procedimentos de média e alta complexidade.

O petista foi escolhido em 25 de fevereiro para substituir a socióloga Nísia Trindade na chefia do Ministério da Saúde. Antes, Padilha atuava como ministro da SRI (Secretaria de Relações Institucionais), pasta que passa a ser chefiada por Gleisi Hoffmann (PT).

O discurso de posse sinaliza que Padilha deseja reforçar a aposta no Mais Acesso a Especialistas. O programa, que ainda ganha tração, promete encurtar o tempo para a realização de consultas e exames especializados nas áreas de oncologia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia.

Lula tem cobrado que o Ministério da Saúde emplaque uma ação de maior visibilidade.

Padilha ainda afirmou que o governo deseja “enterrar” a tabela SUS e apresentar um modelo que pague mais a estados, municípios e prestadores de serviços da rede pública que ofereçam atendimentos em tempo mais curto.

A posse dos ministros formaliza as primeiras trocas da reforma ministerial que está sendo negociada por Lula. O presidente mexe na cúpula do seu governo no momento em que tenta reverter a queda de popularidade de sua gestão.

Da Folhapress | Foto: Ministério da Saúde



Fonte: Plantão de Notícias

Tags

Compartilhar:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore