Categories: Brasil

Programa amplia transmissão de canais de TV em 12 cidades de Minas Gerais

Mais 80 cidades brasileiras vão contar, em breve, com novas opções de canais digitais de TV. O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, assinou dois novos contratos, no valor total de R$ 32 milhões, para a instalação de estações transmissoras em municípios que ainda não contam com canais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ou da Rede Legislativa.

Os recursos do programa são do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

A iniciativa faz parte do Programa Brasil Digital, que já está em expansão e prevê beneficiar, no total, 250 cidades em todo o território nacional. Os equipamentos serão instalados em espaços cedidos por órgãos públicos, promovendo economia e agilidade na implementação.

Em Minas Gerais, os municípios de Araxá, Capelinha, Diamantina, Ipatinga, Itajubá, João Monlevade, Mariana, Ouro Preto, Poços de Caldas, São Francisco, São João Del Rei e Varginha terão acesso às transmissões. O programa vai chegar também a outros 68 municípios do país.

“Levar o sinal digital de TV para todos os cantos do país, especialmente nas regiões mais remotas, é uma das metas do governo. A população tem o direito de acessar informação de qualidade, cultura e serviços públicos na tela da TV”, destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Com a ampliação, milhões de brasileiros poderão acompanhar a programação de canais públicos como TV Brasil, TV Educação, TV Saúde, Canal GOV, além das emissoras da Rede Legislativa, que transmitem conteúdos da Câmara dos Deputados, Senado Federal, câmaras municipais e assembleias legislativas.

Cidades contempladas

Os novos contratos contemplam municípios em 16 estados, com destaque para, além de Minas, Pará (10), Piauí (11) e São Paulo (8). Todos os locais passarão por vistorias técnicas para confirmação da viabilidade de instalação. As estruturas poderão, ainda, ser compartilhadas com outras emissoras, públicas ou privadas, caso haja capacidade disponível.

A empresa contratada, Kokusai Denki Electric Linear S/A, será responsável pela instalação das estações. A ação segue as diretrizes da Portaria nº 13.345, publicada em maio de 2023, que rege o Brasil Digital.

A lista de cidades pode sofrer alterações conforme os critérios técnicos da vistoria. A expectativa é que as transmissões estejam em funcionamento nos próximos meses, ampliando o alcance da TV Digital pública e fortalecendo o papel da comunicação como serviço essencial à cidadania.

Brasil 61

Recent Posts

COP30: Banco da Amazônia lança “Cartão Verdinho” e aposta em pagamentos sustentáveis, em Belém (PA)

Novidade alia crédito ao compromisso ambiental com as comunidades da região com vistas a facilitar…

4 horas ago

Brasil celebra 50 anos de independência de Angola e reafirma parceria estratégica

Ministro Carlos Fávaro representou o Governo do Brasil na solenidade que destacou a cooperação bilateral,…

4 horas ago

Escritor Anderson Alcântara lança novo livro “Poesia é coisa de vagabundo” após 14 anos sem publicações

O escritor e jornalista Anderson Alcântara anunciou, por meio das redes sociais, o lançamento de…

4 horas ago

Lotofácil 3537 de hoje: confira os números e o resultado do sorteio desta quarta-feira (12/11)

O sorteio da Lotofácil 3537 ocorre na noite desta quarta-feira (11), no ESPAÇO DA SORTE…

5 horas ago

Ministro Carlos Fávaro apresenta ações do Mapa e reforça protagonismo feminino no agro

Ministério recebe Agroligadas, destaca avanços na abertura de mercados e anuncia novo escritório da ApexBrasil

5 horas ago

Prefeitura de Goianésia lança campanha “A Limpeza é Nossa” e anuncia cronograma de limpeza urbana

A Prefeitura de Goianésia apresentou nesta terça-feira (11) o novo plano de limpeza pública e…

5 horas ago

This website uses cookies.